A ciência confirma: os cães são mais inteligentes do que os gato

Muitos estudos foram realizados sobre a capacidade dos cães para resolver problemas e também para colocar um ponto final naquela dúvida muito comum: Quem é mais esperto? cães ou gatos?
 
De acordo com um estudo realizado pela Universidade Vanderbilt, liderada pela neurocientista Suzana Herculano-Houzel, o córtex cerebral de um cão acrescenta 2x mais neurônios do que o córtex cerebral de um gato.
 
Contrariando assim, outros estudos menos elaborados por outros pesquisadores em que foi afirmado que, embora os cães tenham um cérebro maior que os gatos, o número de neurônios não o reflete assim. Este último estudo confirmou que não só o cão possui o maior cérebro, mas que, de fato, tem muito mais neurônios. Isso explicaria por que um cachorro pode realizar tarefas de trabalho tão complexas como detectar drogas, resgatar pessoas ou alertar pessoas para perigos e / ou doenças. Suzana e sua equipe calcularam que os cães têm cerca de 530 milhões de neurônios corticais em comparação com os 250 milhões que um gato tem. E para comparar, os seres humanos que são os animais mais inteligentes (embora alguns não mostrem), têm um enorme número de 16 bilhões de neurônios.
 
Comparando-nos com um cachorro, estamos claramente em outro nível, mas não devemos subestimar nosso melhor amigo. Aqueles que possuem um cachorro em casa, sabem o quão inteligente pode ser: como ele entende palavras, como é capaz de resolver problemas, como antecipar certos comportamentos, como intuir, como sentir, como planejar, dar amor, etc. Mas não devemos subestimar os gatos. Enquanto eles não são tão inteligentes como os cães, eles superam-nos de instinto, e é por isso que a frase "um gato tem 7 vidas" é tão famosa. Sua autonomia, independência e falta de sociabilidade permitem que ele esteja mais atento a certos perigos. E você, o que você acha? Concorda com a pesquisa?
 
Deixe um comentário abaixo.